Revista Wireshoes

Reflexões Queer sobre o cotidiano

TROPICÁLIA: these bodies matter

Festa de lançamento do disco manifesto em São Paulo, 1968. Gal, Nara, Rogério Duprat, Cetano, Gil e os Mutantes

Algumas coisas eu tinha certeza que precisavam aparecer no meu TCC (sobre transgêneros) como referência, uma delas era a tropicália. Eu não parava de pensar que quando eu era pequena e via as fotos antigas deles nas matérias de revista ou televisão, eu confundia o Caetano com a Gal. Ele parecia menina ou eles não pareciam exatamente nada que fosse classificável esteticamente. Não pareciam homens ou mulheres, pareciam outra coisa indefinida, tanto visualmente como a expressão sexual. Era engraçado isso porque as pessoas tinham (tem ainda) uma fixação com a sexualidade deles. Afinal são gays? Mas como casou com mulher? Que confusão.

Essa confusão é a “indeterminação textual” que a teoria queer fala. Homens que se comportam de uma maneira considerada feminina e misturam referências masculinas e femininas são necessariamente gays? São o que? Existe uma necessidade enorme de colocar as coisas em suas devidas caixas, mas algumas pessoas vão lá e bagunçam tudo. O pessoal da tropicália fazia questão de ter uma perfomance subversiva, esse era o movimento de contra cultura, da revolução sexual.

Eu gostava mais do Caetano que dos outros, diferente de toda a minha família que preferia o Gil. Eu gostava dele porque eu achava ele gay demais e subversivo demais e sexual demais. Eu achava eles todos muitos gays, mas o Caetano é o que eu achava mais charmoso de verdade. O primeiro trio-ménage que eu curti não foi o Vicky Cristina Barcelona, embora seja meu top one. O primeiro trio que eu curti foi Caetano, Paula Burlamaqui e Paula Lavigne. Mesmo que seja só fofoca por causa da performance né.

Haline Santiago

Fórum aberto aos debates :-)

Informação

Publicado em agosto 7, 2012 por em Uncategorized.

Outros Posts

