Revista Wireshoes

Reflexões Queer sobre o cotidiano

Atletas gays assumidos: Por que tem mais mulheres?

“[O esporte] é muito preconceituoso. Entre os homens, principalmente, muitos têm medo. Mas consegui tudo na minha vida e sigo conseguindo, e isso não influenciou em nada. Sou homossexual? Sou. Tenho que aceitar isso e todas as pessoas me respeitam” Mayssa (goleira da seleção brasileira de handebol)

Fonte : UOL

Durante as Olimpíadas em Londres rolou uma lista de nomes de atletas que são assumidamente gays. São poucos, certamente esse número não representa 1/3 dos atletas gays que estavam lá, mas o que me chamou mais a atenção foi a pequena quantidade de homens assumidos. Considerando que a visibilidade masculina gay é muito maior que a feminina, ainda que a militância faça uma movimentação de inclusão lésbica, isso pode ter a ver com o próprio ambiente do esporte.

É bem comum todo mundo levantar a bola (sem intenção de trocadilho) especificamente do futebol e talvez realmente seja maior o preconceito, como no caso do Richarlyson. Mas recentemente teve o caso do Michael do vôlei futuro, que alias repercutiu tanto que os jogos passaram a ter ao menos uma bandeira gay na platéia.

Acredito que pelo esporte em geral ainda ser visto como algo masculino, as referências de garra, força, resistência, coragem e etc. são todas atribuídas ao masculino. Daí que se uma mulher é esportista e gay, nada mais ok. Inclusive se ela não é gay, mas tem uma perfomance masculina (no esporte é bem comum), imediatamente as pessoas associam: sapatão. Já pros homens seria uma espécie de descaracterização do masculino, uma perfomance diferente do que se espera, especialmente no esporte. Se um homem gay é estilista, a sociedade aceita porque moda é algo atribuído ao feminino, mas no esporte pode causar um descrédito do atleta, um menosprezo das suas habilidades.

Haline Santiago

Anúncios

Fórum aberto aos debates :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às agosto 14, 2012 por em Esportes e marcado .

Outros Posts

%d blogueiros gostam disto: